Devido à atual situação da pandemia de covid-19, a Comissão Sinodal Diocesana do Porto decidiu cancelar o Encontro Sinodal dedicado aos consagrados que estava previsto para sexta-feira, 28 de janeiro na Igreja de Santa Clara, no Porto.

Esta iniciativa agora cancelada terá em breve uma nova data e tem como tema a interrogação “Os consagrados caminham juntos?”. Um Encontro Sinodal que está a ser organizado com a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) do Porto, enquadrado na fase de consulta diocesana do Sínodo dos bispos de 2023 dedicado ao tema: “Por uma igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Recordemos que o Papa Francisco na homilia da Missa que inaugurou o Sínodo a 10 de outubro de 2021 no Vaticano, apelou ao início de um verdadeiro processo sinodal em todas as dioceses do mundo.

Na sua homilia, o Papa frisou três verbos essenciais a conjugar neste itinerário sinodal que agora se abre para toda a Igreja: “encontrar, escutar, discernir”.

“Fazer Sínodo é colocar-se no mesmo caminho do Verbo feito homem: é seguir as suas pisadas, escutando a sua Palavra juntamente com as palavras dos outros” – declarou o Santo Padre.

No fundo com este Sínodo o Papa Francisco propõe a própria sinodalidade como tema e como estilo eclesial para a Igreja deste século XXI. Expressando aquilo que é a Igreja: o povo de Deus que caminha na unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

RS